segunda-feira, 14 de abril de 2014

French seams/costuras inglesas tutorial

Hoje experimentei uma coisa nova. Andava, faz já algum tempo, a pensar em experimentar coser alguma coisa usando esta técnica que pelo nome me parecia incrivelmente complexa. Soava a uma daquelas coisas que só quem já é muito bom nisto das costuras conseguiria. Eu, que tenho uma experiência ainda pequena, estava de olho nela mas sem coragem para a enfrentar.  
Como em tantas ocasiões da nossa vida e nos mais variados contextos, ficamos presos ao medo de experimentar, presos ao que conhecemos e aos preconceitos que criamos para o que não nos é familiar. Nada como destruir as nossas barreiras para o dia parecer melhor... hoje foi o dia de experimentar fazer o que conheço como french seams mas que descobri chamar-se costuras inglesas na nossa maravilhosa língua. Qualquer dia tenho que descobrir de onde vem esta troca de nacionalidade das costuras! 
Agora, digo-vos que é tão fácil que parece mentira, muito diferente daquilo que tinha imaginado e fica lindo. Dá um acabamento fantástico a tudo o que se fizer porque não deixa a costura desfiar e a costura interior fica escondida... ora metam lá os olhos nisto. Em quatro passos simples (como diz o meu R)!
1.º - Cose-se avesso contra avesso.

2.º- Abre-se a costura e passa-se a ferro.

3.º - Vira-se do avesso e vinca-se o tecido para ficar alinhado para o próximo passo. Eu como tinha o ferro quente dei-lhe mais um bocadinho de calor.

 4.º - Volta-se a coser mas usando uma margem de costura um bocadinho maior para a anterior não ficar visível. (assim fica o interior!)


 E o resultado é esta costura linda por fora e por dentro! 

Giro e fácil, como se quer!
Estou a fazer uma surpresa para a minha afilhada, vamos lá ver o que vai sair daqui... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)