quarta-feira, 28 de maio de 2014

Gengibre

O R é fã de gengibre, eu aprendi a gostar, a Miss Caracolinhos não acha muita piada. 
Ontem, com 200 g de gengibre, aproximadamente 200 g de açúcar e duas chávenas de café de água fiz gengibre cristalizado. A ideia era ficar uma coisa próxima daquilo que costumamos comprar e que é maravilhoso para a garganta. E ficou, até mais do que eu pensei que ia inicialmente, confesso que quando parto nestas aventuras espero sempre o pior... Começa com um travo forte mas adocicado e acaba naquele picante típico do gengibre que abre as vias respiratórias até de um doente crónico. 
Como sou uma rapariga poupada, resolvi aproveitar a água da cozedura do gengibre para fazer sumo de gengibre e abacaxi que provei num restaurante vegetariano há uns tempos e adorei. 
Como sou uma rapariga pouco ajuizada, resolvi experimentar essa água antes de a diluir em mais água e sumo de abacaxi. Resultado, até me vieram as lágrimas aos olhos e bebi sofregamente três copos de água limpinha de seguida. Portanto, o meu conselho é nunca façam destas em casa! Trust me! 
Receita:
1 * Cozer o gengibre em pouca água, a suficiente para cobrir o mesmo.
2 * Quando adquirir um tom baço, retirar do lume e escorrer a água. Façam o que quiserem com essa água, deitem fora, guardem, façam chá ou sumo (estão por vossa conta e risco).
3 * Juntem ao gengibre cozido as 200 g de açúcar e as duas chávenas de água e vão mexendo de vez em quando em lume brando. A ideia é que o açúcar juntamente com a água atinja o ponto de caramelo, ou seja que fique um molho espesso. 
4 * Quando assim estiver, retirem o gengibre e metam numa superfície limpa para secar tendo o todo o cuidado para que este venha com o mínimo de liquido possível (eu usei uma escumadeira e um prato com papel vegetal).  
Depois é deixar secar e comer devagarinho não vá dar dores de barriga. ;-) 

(Mais sobre gengibre aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)