quinta-feira, 26 de março de 2015

Isto não é uma caixa e "Why a good book is a secret door"...

Ando viciada nas Ted Talks. Há algumas tão boas que nos trazem gargalhadas, outras que nos fazem pensar em silêncio, outras que nos fazem sentir dor de estômago e outras que simplesmente são tão boas que valem a pena ouvir mais do que uma vez. 
Hoje, enquanto lia os meus emails e visitava os blogues que adoro ler todos os dias, ouvi esta Ted Talk com o título "Why a good book is a secret door" porque para mim faz todo o sentido. Os livros são uma fonte de inspiração, partilha e amor enorme na nossa vida. Comecei a ler histórias à minha piolha nem sei bem quando, talvez mesmo quando ela ainda estava dentro de mim. E ainda hoje, não passa um dia que eu não leia pelo menos uma história para a minha Miss Caracolinhos. 
Bem, se ela for dormir a casa dos avós, coisa que ela parece gostar cada vez mais (sniff, sniff, faz a mãe galinha cá de casa), são outros que lhe contam um história e não eu porque ela leva na mala sempre um ou dois livros.  Acredito mesmo que deve ser uma das coisas favoritas dela, é um pequeno palpite tendo em conta que ela os espalha como migalhas por onde passa. Há livros dela na cozinha, na casa de banho, no nosso quarto (tantos!), no quarto dela, na sala... já perceberam não é?... 
No ano passado apareceu cá em casa este livro, Não é uma Caixa. (digo apareceu porque não me lembro quem o trouxe, se o R ou eu...) O livro está muito simples, pouca palavra e pouca ilustração mas a ideia, conceito, intenção, moral é boa. Um coelho vai-nos mostrando que uma caixa pode ser muito mais, que somos só nós que limitamos e restinguimos as coisas ao seu aspecto e características iniciais.... 
Isto tudo para contar que há duas semanas recebi uma encomenda em casa e a minha filha desmanchou a caixa, estendeu-a no chão e estava nem me lembro bem a fazer o quê deitada em cima dela, quando eu lhe disse «levanta-te, isso é uma caixa, vais sujar a roupa e estamos atrasadas para a escola!» ao que ela, simplesmente, respondeu com um sorriso «mãe, isto não é uma caixa!».
Este é o poder dos livros para mim. 
 (Patricia Castelao - ilustração daqui)

9 comentários:

  1. Também temos esse livro lá em casa e adoramos. Assim que uma caixa (seja de mudanças, de sapatos ou de fósforos) entra em lá em casa, é logo confiscada :-)

    ResponderEliminar
  2. Adoramos esse livro aqui também! E livros no geral, hão-de abrir portas no futuro 😘

    ResponderEliminar
  3. Não tenho mas conheço o livro... (talvez por ti?"!). E não podia estar mais de acordo. Infelizmente a minha piolha perdeu a paixão desmesurada que tinha pelos livros, mea culpa se calhar, que a gravidez do S. deu-me cabo das voltas. Mas lemos-lhe histórias todas as noites, ela adora, e pede, por isso ainda há esperança! ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que há e de certeza que ela não perdeu a paixão pelo livros mas quanto mais cresce mais coisas interessantes a vida tem e mais fácil é de ela se interessar por outras coisas ;-)

      Eliminar
  4. A imaginação das crianças e os livros.... <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  5. Há uma da Isabel Allende que dá para todas as emoções, rir, chorar, pensar,...

    ResponderEliminar

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)